A história do Clube Portuários

Como tudo começou...
Associação Atlética dos Portuários de Santos (AAPS)

A Associação Atlética dos Portuários de Santos (AAPS) é conhecida como uma das agremiações mais tradicionais e familiares da Baixada Santista/SP. O Clube Portuários, como é conhecido também, foi fundado em 10 de Maio de 1926, por um grupo de trabalhadores da extinta “Companhia Docas de Santos (CDS)”, hoje estabelecida como uma empresa estatal federal denominada “Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)”. Nesta época, o Clube recebeu o batismo de “E.C. Cia. Docas de Santos”, oriundo da fusão entre “América Futebol Clube” e “Esporte Clube Docas de Santos”. Em 2014, o Clube completou 88 anos.

A associação foi criada com a intenção de unir a família portuária por meio de atividades esportivas, culturais, sociais, comunitárias, de lazer, diversão e entretenimento. Mas nos primeiros anos de sua trajetória dentro da sociedade santista, o seu primeiro nome teve que ser modificado, pois a legislação da época não permitia que entidades com finalidades esportivas recebessem nomes de empresas. Sendo assim, em 26 de maio de 1932, ela teve seu nome alterado para “Associação Atlética dos Portuários de Santos”, que o reconhece como sua identidade oficial até os dias de hoje.

Na sua fundação, a sede social era localizada à Rua Xavier Pinheiro, no bairro portuário do Macuco. Com o tempo, o local ficou pequeno para atender a demanda dos associados. Para atender novas necessidades, o Clube se mudou para a Rua Joaquim Távora, no bairro do Marapé. A mudança proporcionou um novo ciclo de desenvolvimento e crescimento à agremiação. Em 1974 teve início a construção de uma nova sede, com a preparação do amplo terreno, que quando adquirido não tinha nada além de lama. Elyseu de Andrade Jr. foi o arquiteto responsável em planejar, realizar e entregar a grandiosa obra.

Nos primeiro anos de sua fundação, a maioria dos associados era de trabalhadores do Porto de Santos e suas respectivas famílias. No decorrer dos anos, expandiu seu prestígio e se tornou o lugar preferido das famílias santistas. A AAPS também foi homenageada e teve sua história lembrada no “Almanaque da Baixada Santista”, publicado em 1973. Hoje, é considerado o maior do município em instalações oferecidas aos sócios. O Clube possui cerca de 80 mil metros quadrados de área e um amplo ginásio poliesportivo com capacidade liberada para 15 mil pessoas na realização de shows, feiras e eventos.

Sua estrutura dispõe de campos de futebol em tamanho oficial ou alternativo (gramado, sintético e areia), arena de futebol society, quadras poliesportivas, playground, quadras de tênis, salões de festas, salões de jogos, churrasqueiras, piscinas, estacionamentos, lanchonetes, restaurantes, vestiários, saunas, academia de ginástica, posto médico e instalações diversas. O Clube ainda oferece várias modalidades esportivas e escolinhas como as de futsal, futebol, basquete, judô, karatê, musculação, patinação artística, pilates, dança, yoga, entre outras atividades. Tudo isso é mantido com carinho e está à disposição dos associados, convidados e visitantes da Região. Aproveite e seja bem-vindo ao Clube da Família Santista!

Seja Sócio do Portuários: o clube da família santista!

Saiba como ser sócio

Entre para a família do Clube Portuários e desfrute de uma das melhores estruturas poliesportivas, culturais e de lazer da Baixada Santista/SP, composta por campos de futebol (oficial gramado, areia e society sintético), quadras poliesportivas, playground, quadras de tênis, salões de festas, salões de jogos, churrasqueiras, piscinas, estacionamentos, lanchonetes, restaurantes, vestiários, saunas, academia de ginástica, posto médico e instalações diversas.

O Clube ainda oferece várias modalidades esportivas e escolinhas como as de futsal, futebol, tênis, basquete, judô, karatê, musculação, patinação artística, pilates, dança, yoga, entre outras atividades. Tudo isso é mantido com carinho e está à disposição dos associados, convidados e visitantes de Santos/SP e outras regiões. Aproveite e seja bem-vindo ao Clube da Família Santista!

* Documentos necessários para associação ao Clube (cópias):

– RG e CPF.
– Comprovante de residência.
– Duas fotos no tamanho 3x4.

* Valores da adesão no quadro associativo:

Mensalidade Efetiva R$ 115,00

IMPRIMA AQUI O FORMULÁRIO, PREENCHA E ENTREGUE NA SECRETARIA DO CLUBE